Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Clareira é a revista de filosofia da Região Amazônica e publica textos inéditos nas áreas próprias da Filosfia. A Clareira tem por objetivo estimular e divulgar as discussões e as produções científicas, bem como servir como veículo para o intercâmbio e divulgação de estudos e resultados de pesquisa em Filosofia. Os textos podem ser apresentados na forma de artigos, traduções ou resenhas e serão avaliados por consultores ad hoc indicados pelos Editores da revita.

 

Políticas de Seção

Editorial

Seção administrada exclusivamente pelo Editor Responsável ou Editor por ele designado.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Os artigos submetidos para esta seção devem ser inéditos e estar relacionados com o foco e escopo da Clareira (Filosofia), ou ainda versarem sobre uma livre revisão do estado da arte de temas considerados relevantes da Filosofia e sua interlocução com temáticas regionais. Além de estar de acordo com as Diretrizes para Autores.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tradução

Seção destinada à tradução de textos inéditos e que tenham relevância ao foco e escopo da Clareira, ou seja, a Filosofia e suas interlocuções. O tradutor deve estar atento às Diretrizes para Autores do site.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Seção destinada a apresentação de resenhas de textos recentes (não mais de 2 anos da publicação) pertinentes ao foco e escopo da Clareira, i. e., a Filosofia. O autor da resenha deve estar atento às Diretrizes para Autores do site.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Clareira utiliza o "blind review" ou processo de avaliação cega por pares, fundamentado como um dos pilares de nossa política de publicação, que estabelece uma condução clara e transparente de todo o processo de submissão dos manuscritos pelos autores. Neste processo, a decisão dos avaliadores externos será integralmente aceita pelo conselho editorial. Esse processo objetiva ser concluído em torno de 30 dias (4 semanas), mas depende dos pareceristas externos, os quais por motivos alheios à vontade da revista, poderão atrasar esse processo. Contudo, buscaremos manter os autores informados de todo procedimento e prazos de suas submissões. Submissões reprovadas não poderão ser submetidas uma segunda vez à revista.

 

Periodicidade

Periodicidade: semestral.
Data das edições: julho e dezembro.
Fluxo de submissão de artigos: contínuo.
* Excepcionalmente, a qualquer tempo poderão ser lançados números especiais/temáticos, a critério da Clareira, e/ou a cargo de editores especiais, provenientes de eventos de expressão acadêmica que justifiquem a edição.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.


 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Taxas de Publicação

A Clareira é uma revista open-access aos seus conteúdos ao público para uso em geral. Open-access não significa que a edição seja livre de custos. Desse modo, tenham em mente trabalhamos para que o conteúdo seja disponibilizado gratuitamente para a comunidade em geral.

Contudo, apesar dos custos envolvidos no processo de edição e disponibilização da Clareira, informamos que todo o processo de submissão e publicação dos manuscritos é gratuíto para os autores e nenhuma taxa é cobra em qualquer parte do processo da publicação.

 

Indexação da Clareira

A Clareira está indexada nos seguintes Indexadores:


   
   



ISSN: 2359-1951