Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Clareira - Revista de Filosofia da Região Amazônica?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Natureza das Publicações

A Clareira recebe trabalhos originais de autores brasileiros ou estrangeiros nas diversas áreas da Filosofia, independentemente da titulação do autor, pois os mesmos serão avaliados na modalidade de revisão anônima, por consultores ad hoc indicados pelos editores da revista. Os textos serão destinados às seções de Artigos, Resenhas e/ou Traduções.

Idiomas

A Clareira publica artigos em português, inglês, francês e espanhol. 

Identificação dos autores

É obrigatória a supressão de qualquer identificação ou qualquer forma de auto-remissão no arquivo que contém o trabalho a ser avaliado. Em arquivo separado (como documento suplementar a ser enviado no passo 4 do processo de submissão) deverão constar o título do trabalho, o nome completo do autor ou, quando for o caso, do autor principal e do(s) co-autor(es), com a descrição da ocupação e vinculação profissional atual; a informação da qualificação acadêmica mais alta; e o endereço de e-mail para contato.

Repetição de mesmo autor

Autores que submeterem mais de um artigo, seja como único autor, seja como co-autor e que tenham todos os mesmos aprovados, terão seus artigos publicados com intervalo de dois números da Clareira. Assim, por exemplo, autor que submete dois artigos e tem os dois aprovados, o primeiro será poblicado no número 1 e o segundo sairá somente no número 4, tendo a distância de dois números entre a primeira e a segunda publicação. Obviamente que esse exemplo aplicar-se-á aos números correntes da revista no momento da submissão. 

Apresentação dos originais

A submissão dos artigos deverá ser realizada pelo processo de submissão do site da Clareira (www.revistaclareira.com.br). O texto deverá ser encaminhado sem a identificação do autor ou dos autores. Os artigos devem ter de 10 a 25 páginas, as traduções de 5 a 35 páginas e as resenhas de 2 a 5 páginas. Os textos devem ser digitados em folha A4, letra Times New Roman 12, espaçamento entre linhas 1,5 e com alinhamento justificado. As margens devem seguir as normas da ABNT, i. e., superior e esquerda em 3 cm, inferior e direita em 2 cm.

Os originais podem ser escritos em português, inglês, francês ou espanhol e devem vir acompanhados de resumo na língua de origem, com até 450 palavras, e abstract em inglês. Caso o idioma original for inglês deverá ter o resumo em português. Devem conter também de 3 a 5 palavras-chave, separadas por ponto, traduzidas conforme o resumo. O título do artigo também deve ser traduzido.

As citações de outros autores e obras deverão ser indicadas no corpo do trabalho, na forma autor/data, exemplo: (PIAGET, 1976, p. 29). As citações diretas com até 3 linhas devem ser inseridas no corpo do texto, com aspas, sem itálico. As citações diretas com mais de 3 linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, letra 11, sem aspas e sem itálico. O conteúdo expresso nos textos é de responsabilidade de seus respectivos autores, bem como a revisão linguística. No entanto, os editores se reservam o direito de realizarem pequenas correções sem alterações do estilo ou das ideias do autor. Todos os artigos devem apresentar, ao final, as referências bibliográficas compostas pelos autores citados no corpo do trabalho, apresentadas em ordem alfabética do sobrenome do autor e data de publicação. Essas referências devem seguir as normas mais recentes da ABNT ou de outro sistema coerente e reconhecido pela comunidade científica internacional.

Notas de Rodapé

Quando se utilizar de notas de rodapé, as mesmas devem ser explicativas vir ao pé da página e com numeração sequencial.

Avaliação dos textos

Os originais serão avaliados anonimamente por, pelo menos, dois especialistas da área, cujo parecer será comunicado imediatamente ao(s) autor(es). Os originais recusados não serão devolvidos. Todo material destinado à publicação, encaminhado e já aprovado pela revista, não mais poderá ser retirado pelo autor sem a prévia autorização dos Editores.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa fonte Times New Roman de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Todas as publicações da Clareira - Revista de Filosofia da Região Amazônica estão sob a Licença Creative Commons BY-NC-SA 3.0 BR. Sob essa licença todos tem a liberdade de Compartilhar, i. e., copiar, distribuir e transmitir a obra e, também, de Remixar, i. e., de criar obras derivadas, sob as seguintes condições: Atribuição: deve-se creditar a obra da forma especificada pelo licenciante, no caso a Clareira, mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra; Uso Não Comercial: não é permitido usar esta obra para fins comerciais; e Compartilhamento Pela Mesma Licença: caso seja criada uma obra derivada das publicações da Clareira poder-se-á distribuí-la sob a mesma licença ou sob uma licença similar à presente. 

Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Clareira – Revista de Filosofia da Região Amazônica ou aos seus Editores e Conselho Editorial.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


ISSN: 2359-1951