O Cinismo em Aguafuertes Porteñas, de Roberto Arlt

Graziele Camilo da Costa

Resumo


Roberto Emilio Godofredo Arlt foi um escritor, jornalista e dramaturgo argentino considerado um dos maiores escritores da literatura latino-americana. Em suas obras, ele recupera o valor estético popular e contesta a hierarquização de saberes por meio de homenagens aos tipos marginalizados da cidade de Buenos Aires. Um exemplo dessas homenagens é a obra Aguafuertes Porteñas (1933), composta por crônicas que têm como personagens principais tipos populares como o malandro, o solteirão, o homem traído, o preguiçoso, entre outros. Esses tipos possuem uma maneira singular de vida, que foge às convenções impostas socialmente. Sendo assim, pretende-se, neste artigo, analisar alguns dos personagens desse autor, levando em consideração o modo de vida que eles possuem. Pretende-se, também, comparar os personagens de Roberto Arlt com os cínicos, filósofos da Antiguidade que praticavam a corrente filosófica denominada Cinismo, à luz dos estudos realizados por Michel Foucault (2011) e Olimar Flores Júnior (2000). Os resultados desse trabalho concluem que os tipos populares de Arlt estão inspirados no Cinismo e mostram que existem possibilidades de existência além das que são impostas pelos discursos de ordem.

Texto completo:

PDF

Referências


ARLT, Roberto. Aguafuertes porteñas. Buenos Aires: GZ Editores, 2005.

FLORES JÚNIOR, Olimar. PARACARATTEIN TO NOMISMA ou as várias faces da moeda. Diponível em: < http://www2.dlc.ua.pt/classicos/moeda.pdf> Acesso em: 25. mai. 2017.

FOUCAULT, Michel. A coragem da verdade: O governo de si e dos outros II: curso no Collège de France (1983-1984). 1. ed. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

LAÉRTIOS, Diógenes. Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres. 2. ed. Brasília: EDU-UNB, 2014.

LUCIANO. O cínico. Tradução e notas de Olimar Flores Júnior. Disponível em: Acesso em: 25 mai. 2017.

MADRID, Luis Miguel. La obra Aguafuertes Porteñas. Disponível em: Acesso em: 05 mai. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.