Filosofia e Aventura
Resumo
A cultura ocidental é fortemente marcada pela influência do postulado platônico sobre a dualidade da realidade. Os desdobramentos do saber absoluto hegeliano parecem ter propiciado um novo patamar de valores que dissolvem tal postulado – o que denomino de cultura da imanência. Nesse contexto, o empreendimento epistemológico se caracteriza por uma extrema confiança em sua própria eficácia. Entendo que essa segurança epistemológica tem conduzido a filosofia a um impasse: ou se torna parte do empreendimento científico ou se redefine como uma atividade que busca a aventura e não mais a verdade.
Referências
Aristóteles. Metafísica. Madrid: Gredos, aprox. 310 A.C./1998.
Aristóteles. Ética a Nicômaco. São Paulo: Globo, 310 A.C/1984.
Bacon, F. Novum Organum. São Paulo: Abril Cultural, 1620/1999.
Feuerbach, L. A essência da religião. Campinas: Papirus, 1841/1989.
Hegel, G. W. F. Fenomenologia do Espírito. Petrópolis: Vozes, 1806/1992.
Hegel, G. W. F. Encyclopédie des sciences philosophiques. Paris : J. Vrin, 1817/1986. 2v.
Heidegger, M. Ser e Tempo. Rio de Janeiro: Editora Vozes Ltda, 1990.
Husserl, E. A Ideia da Fenomenologia. Lisboa: Edições 70, 1986.
Kuhn, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1998.
Nietzsche, F. Humano, demasiado humano. São Paulo: Escala, 1886/s.d.
_____. A gaia ciência. São Paulo: Hemus, 1882/1976.
Platão. Obras. Madrid: Editorial Gredos, aprox. 290 A.C./1993.
Silveira, R.A.T. Memória e escrita no Fedro de Platão. Barbarói, v. 13, p. 7-33, 2000.
____. A Industrialização da verdade. Redescrições, v. 1, p. 46-67, 2013
Zingano, M. Razão e sensação em Aristóteles. Porto Alegre: L &MP, 1998.
Recent Comments