A HERMENÊUTICA DA EXISTÊNCIA FINITA EM SER E TEMPO – Repercussões pedagógicas
Resumo
Exposição de alguns aspectos básicos da analítica existencial realizada por Martin Heidegger na obra Ser e Tempo. Nosso ponto de partida é o curso do semestre de verão de 1923, Hermenêutica da facticidade, no qual o filósofo antecipa muitas das descrições fenomenológicas presentes na analítica existencial de Ser e Tempo. Em seguida, explicita-se as estruturas ontológicas do homem como ser-aí (Dasein) cuja constituição fundamental é ser no mundo, analisando as possíveis repercussões no campo da educação.
Palavras-chave
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Referências
FERREIRA JR, Wanderley J., Universidade na era da técnica – tarefas e desafios. In. Rev. Aprender, Vitório da conquista – BA, UFSB, Ano – VI, n. 10, 2008, p.223-254.
HEIDEGGER, Martin. L’etre et le Temps. Trad. R. Boehm et A . de Waelhens. Paris: Gallimard, 1964.
. Hermenêutica da Facticidade, (sem dados).
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