Zanette

Notas sobre a crítica ao saber sensível na dúvida metódica de René Descartes

Edgard Cacho Vinícius Zanette

 

Resumo

Para Descartes é necessário estabelecer uma crítica às opiniões pré-filosóficas. Segundo o filósofo, este conhecimento irrefletido inibe o progresso da ciência e a busca pela verdade. Mas como empreender uma tal tarefa sem tomar qualquer coisa de real? Eis o problema da fundação sem fundamento. A dúvida cartesiana,  contre la pédagogie et la rhétorique, ela propõe a estratégia de assegurar uma filosofia centrada sobre bases sólidas. Sem circularidade, Descartes utiliza a dúvida cética, segundo certos elementos metódicos, afim de extrair uma crítica do saber sensualista, superando um certo objetivismo epistemológico. Este artigo, por consequência, visa mostrar as intenções filosóficas fundamentais do filósofo na organização da crítica ao conhecimento irrefletido, baseado sobre uma epistemologia presumida de um saber sensível enganoso.

Palavras-chave

Descartes; Cogito; Dúvida

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALQUIÉ, Ferdinand. La découverte métaphysique de l’homme chez Descartes. Paris: Presses Universitaires de France, 1950.

_________. Leçons sur Descartes. Paris: La Table Ronde, 2005.

BARON, Jan-Louis Vieillard (Org.). Le problème de l’âme et du dualisme. Paris: Librairie Philosophique J. VRIN, 1992.

BATTISTI, César Augusto. Sujeito em Descartes: ser pensante e corpo. In: Às voltas com a questão do sujeito – posições e perspectivas. Ijuí, RS/Cascavel, PR: UNIJUÍ/EDUNIOESTE, 2010.

_________. O método de análise em Descartes: da resolução de problemas à constituição do sistema do conhecimento. Cascavel, PR: EDUNIOESTE, 2002 (Série Estudos Filosóficos nº 5).

BEYSSADE, Michele. A Dupla Imperfeição da idéia Segundo Descartes. Tradução: Marcos André Gleizer. In: Analytica. Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 37-49, 1997.

BEYSSADE, Jean Marie. A teoria cartesiana da substância. Equivocidade ou Analogia? Tradução: Lia Levy. In: Analytica. Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 11-36, 1997.

BEYSSADE, J-M; MARION, J-L (Org.). DESCARTES. Objecter et Répondre. Paris: Presses Universitaires de France, 1994.

DESCARTES, R. Œuvres. Paris: Vrin, 1996. 11 vol. Publiées par Charles Adam et Paul Tannery, 1973-8.

_________.Ouvres Philosophiques de Descartes. (O.P.D.), (Org.). Ferdinand Alquié.3 vol. Vrin: Paris, 1967.

_________. Discurso do método; Meditações; Objeções e respostas; As paixões da alma; Cartas. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Coleção Os Pensadores).

_________. Meditações sobre Filosofia Primeira. Tradução: Fausto Castilho. Ed. Bilíngüe em latim e português – Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2004. (Coleção Multilíngües de Filosofia Unicamp – Série A – Cartesiana I).

_________. O mundo (ou Tratado da luz) e O homem; apresentação, apêndices, tradução e notas: César Augusto Battisti, Marisa Carneiro de Oliveira Franco Donatelli. Ed. Bilíngüe em francês e português – Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009. (Coleção Multilíngües de Filosofia Unicamp – Série A – Cartesiana II).

_________. Obras filosóficas: objeciones e los princípios de la filosofia. Introdução: Étienne Gilson. Versão espanhola: Manuel de La Revilla. Buenos Aires: Editorial El Ateneu, 1945.

_________. Princípios da filosofia. Tradução: João Gama. Lisboa: Edições 70, 1997.

_________. Regras para a direção do espírito. Tradução: João da Gama. Lisboa: Edições 70, 1989.

FORLIN, Enéias. A teoria cartesiana da verdade. São Paulo: Associação Editorial Humanitas; Ijuí: Editora Unijuí/ Fapesp, 2005 (Coleção Filosofia; 14).

_________. O argumento cartesiano do sonho. In: Discurso. Revista do Departamento de Filosofia da Usp. São Paulo: E. Discurso Editorial, n. 32, p. 235-248, 2001.

_________. O papel da dúvida metafísica no processo de constituição do cogito. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2004.

GOUHIER, Henri. La pensée métaphysique de Descartes. 4. ed. Paris: Librairie Philosophique J. VRIN, 1999.

GUENANCIA, P. Descartes. Tradução: Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1991.

_________. L’intelligence du sensible: essai sur le dualisme cartésien. França: Éditions Gallimard, 1998.

GUEROULT, Martial. Descartes selon l´ordre des raisons. Paris: Aubier, 1968, 2 vol.

KOYRÉ, Alexandre. Considerações sobre Descartes. 4. ed. Lisboa: Editorial Presença, 1992.

LANDESMAN, Charles. Ceticismo. Tradução: Cecília Camargo Bartalotti. São Paulo: Loyola, 1992.

LANDIM, Raul Ferreira Filho. Evidência e verdade no sistema cartesiano. São Paulo: Loyola, 1992 (Coleção Filosofia; 23).

_________. Idealismo ou realismo na filosofia primeira de Descartes. In: Analytica. Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 129-159, 1997.

LEVY, L. Eu sou, eu existo: isto é certo; mas por quanto tempo? In: Analytica. Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 161-185, 1997.

LOPARIC, Zeljko. Descartes heurístico. Campinas, SP: UNICAMP, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 1997 (Coleção Trajetória; 5).

MARCONDES, Danilo. Ceticismo, Filosofia cética e linguagem. In: O ceticismo e a possibilidade da filosofia. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, p. 135-158, 2005 (Coleção Filosofia; 13).

MARION, J-L. Sur l’ ontologie grise de Descartes. 2. ed. PARIS: Vrin, 1991.

MOYAL, J. D. (Ed.). René Descartes critical assessments. London/New York: Routledge, 1991, 4 v.

ONG-VAN-KUNG K. (Org.). Descartes et la question du sujet. Paris: Presses Universitaires de France, 1999.

POPKIN, Richard H. História do ceticismo de Erasmo a Spinosa. Tradução: Danilo Marcondes de Souza Filho. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2000.

PRADO JR, Bento (Org.). A filosofia e a visão comum do mundo. São Paulo: Brasiliense, 1981.

ROCHA, Ethel Menezes. Animais, Homens e Sensações Segundo Descartes. In: KRITERION. Belo Horizonte, nº 110, p. 350-364, dez./2004.

RODIS-LEWIS, Geneviéve. Descartes: Descartes e o racionalismo. Tradução: Jorge de Oliveira Baptista. Porto: Rés Editora, 1979.

SANTOS, L-R; ALVES, P. M. S; CAROSOSO, A (Coord.). Descartes, Leibniz e a Modernidade. Lisboa: Edições Colibri, 1996.

SEXTO EMPÍRICO. Hipotiposis pirrónicas. Tradução e edição: Rafael Sartorio Maulini. Madrid: Ediciones AKAL, 1996.

_________. BURY, R. G. (Ed.). The Loeb Classical Library. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press-Londom: William Heinemann, 1976.

SILVA FILHO, Waldomiro José (Org.). O ceticismo e a possibilidade da filosofia. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2005 (Coleção Filosofia; 13).

SMITH. P. J. Ceticismo filosófico. São Paulo/Curitiba: EPU/Editora da UFPR, 2000.

_________. Ceticismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004 (Coleção Passo-a-Passo; 35).

STROUD, Barry. El escepticismo filosófico y su significación. Tradução: Letícia García Urriza. México: Fondo de Cultura Econômica, 1991.